Mulheres e DMRI: qual é a relação após os 60 anos?
A saúde ocular deve ser uma prioridade em todas as fases da vida das mulheres.
Av. N. Sra de Copacabana,
680 / 5º andar
Rua Ivo do Prado,
79 / 6º andar
(21) 3816-7000
(21) 3179-5098
(21) 98560-1000
A mácula é uma pequena área da retina responsável pela visão de detalhes. O comprometimento da mácula por uma lesão degenerativa, que surge com a idade, constitui-se na chamada degeneração macular relacionada à idade ou abreviadamente DMRI.
Ela é uma das doenças oculares mais comuns em pacientes com mais de 50 anos de idade.
A DMRI pode ser divida em 2 grupos:
A forma seca pode levar à perda da visão central se ocorrer atrofia da retina (na forma de atrofia geográfica). Em cerca de 90% dos pacientes acometidos é observada a forma seca ou não-exsudativa. Os 10% restantes apresentam a forma exsudativa com líquido e Membrana Neovascular Subretiniana.
Embora seja menos comum que a seca, a forma exsudativa tem início súbito e é progressiva mas tem tratamento.
O crescimento de pequenos vasos sanguíneos por baixo da retina, que são mais frágeis, levam ao sangramento e extravazamento de líquido para o interior da retina ou sob ela causando elevado risco de progressão e piora acentuada da visão. No entanto, se tratada precocemente, é possível manter a visão do paciente estável por anos. Os danos à visão central são irreversíveis mas a detecção precoce pode ajudar a controlar e minimizar a progressão da doença.
Embora reduza a visão no centro do campo visual, ela não afeta a visão periférica e nem resulta em cegueira total, pois a visão periférica se mantém preservada.
A DMRI geralmente afeta os dois olhos, algumas vezes em épocas diferentes. Os exames de rotina como mapeamento e OCT de retina detectam casos de alto risco ou pré-disponentes como também as lesões já instaladas levando ao diagnóstico e ao tratamento precoce.
O exame mais importante para diagnóstico e acompanhamento da DMRI é o OCT (Tomografia de Coerência Óptica) que deve ser realizado frequentemente a critério médico.
Grandes avanços no tratamento da DMRI exsudativa ocorreram nos últimos anos. O desenvolvimento dos agentes antiangiogênicos, anti VGF para uso em injeções intra vítreas tem prevenido a perda visual com bons resultados anatômicos e funcionais.
A saúde ocular deve ser uma prioridade em todas as fases da vida das mulheres.
A menopausa representa o encerramento dos ciclos menstruais e geralmente ocorre entre os 45 e
A cirurgia refrativa é um dos procedimentos oftalmológicos mais procurados por quem deseja se livrar
O Carnaval é uma das festas mais aguardadas do ano. Com muita alegria, cores vibrantes
Criado e otimizado pela Agência Mais Resultado.
© Clínica de Olhos Benchimol. Todos os direitos reservados.