Degeneração Macular: Sintomas, Causas, Tipos e Tratamento
A degeneração macular é uma das principais causas de perda de visão em pessoas com
Av. N. Sra de Copacabana,
680 / 5º andar
Rua Ivo do Prado,
79 / 6º andar
(21) 3816-7000
(21) 3179-5098
(21) 98560-1000
Olho seco é uma desordem da superfície lacrimal devido ou à deficiência ou à evaporação excessiva da lágrima que pode causar desconforto ocular visual.
As lágrimas são necessárias para manter a saúde da superfície ocular e proporcionar uma visão nítida. Pessoas com olho seco não produzem lágrimas o suficiente ou a qualidade de suas lágrimas não é adequada.
A cada piscada, a lubrificação reduz os riscos de infecção, limpa-se corpos estranhos do olho e é mantida a superfície dos olhos limpas. O excesso das lágrimas dos olhos é drenado para pequenos dutos localizados nos cantos das pálpebras que se dirigem para o nariz.
Olho seco é uma doença crônica.
O olho seco pode resultar de um balanceamento impróprio da produção das lágrimas e sua drenagem.
Uma forma comum de olho seco é devido à quantidade insuficiente da camada aquosa da lágrima. Essa condição chamada ceratoconjutivitesicca (KCS) também é referida como síndrome do olho seco.
Secura persistente, sensação de areia, olhos vermelhos e queimação são sintomas comuns de olho seco.
Os olhos secos podem tornar-se vermelhos e irritados, causando uma sensação de arranhão.
Mas às vezes o seu oftalmologista pode querer medir a quantidade de lágrimas em seus olhos. Uma fina tira de papel de filtro colocado sob a pálpebra inferior, chamado de teste de Schirmer, é uma maneira de medir a produção de lágrima.
Outro sintoma de olho seco é a sensação de corpo estranho, de que tem algo dentro do olho.
E pode parecer estranho, mas a síndrome do olho seco também pode causar lacrimejamento. Isto é devido ao ressecamento da superfície do olho que acaba por estimular em excesso a produção do componente aquoso de suas lágrimas como um mecanismo protector.
O desenvolvimento do olho seco pode ter muitas causas. Elas incluem:
O olho seco é uma condição crônica, mas o seu oftalmologista pode prescrever um tratamento para manter seus olhos saudáveis e impedir que a sua visão seja afetada. As abordagens principais utilizadas para tratar os olhos secos incluem a adição de lágrimas, a conservação de lágrimas, o aumento da produção de lágrimas e o tratamento da inflamação das pálpebras ou superfície do olho que contribui para os olhos secos.
Casos mais amenos de olhos secos muitas vezes podem ser tratados usando-se soluções de lágrima artificial. Estas podem ser usadas sempre que necessário para complementar a produção de lágrima natural. Soluções de lágrimas artificiais sem conservantes são recomendadas pois elas contêm menos aditivos que podem irritar ainda mais os olhos. No entanto, algumas pessoas podem ter os olhos secos persistentes que não respondem a lágrimas artificiais.
Colírios que ajudam a aumentar a produção de lágrimas pode ser recomendados por seu oftalmologista, bem como ômega-3, ácidos graxos e suplementos nutricionais.
Para ajudar a diminuir a inflamação ao redor da superfície dos olhos, podem ser prescritos colírios ou pomadas, compressas quentes e massagem ou produtos de limpeza palpebral.
Passos que você pode tomar para reduzir os sintomas de olho seco:
Piscar é essencial para manter a umidade na superfície ocular, especialmente durante o tempo frio e seco. Ao piscar, o olho é revestido com uma camada fresca de lágrimas que ao mesmo tempo limpa e hidrata a superfície ocular. É uma ação quase que subconsciente significando muito para um paciente de olho seco.
Trabalhar em um computador durante pelo menos 8hrs, assistir a um filme ou viver em um ambiente seco aumentam os sintomas de olho seco. Nessas situações a incidência de piscar por minuto diminui muito. O meio ambiente seco ou a presença de ar condicionado ou ventilador faz com que a lágrima evapore mais rápido. Em circunstâncias normais, a incidência de piscar é cerca de 15 vezes por minuto. Ao usar o computador ou olhar para qualquer outra tela brilhante, a nossa taxa de piscar diminui em até 70%!
Faça uma pausa para piscar!
Antes de continuar lendo, pisque algumas vezes.
Será que somente piscar ajudará meu olho seco durante o dia? Existem vários exercícios de piscar que podem ajudar a melhorar ainda mais a condição de seus olhos. Estes exercícios são projetados para trabalhar os músculos dos olhos e preservar a sua visão durante o dia.
Estes exercícios vão ajudar a relaxar a sua visão, ajudar a desobstruir dutos lacrimais e evitar uma maior deterioração da visão. Recomenda-se que você exercite os olhos por cinco minutos para cada 30 a 40 minutos de esforço de visão de perto.
A degeneração macular é uma das principais causas de perda de visão em pessoas com
A retinopatia diabética é uma complicação ocular que afeta milhões de pessoas em todo o
A saúde dos olhos é essencial para a qualidade de vida e, quando se trata
Navegue pela Matéria A catarata é uma condição oftalmológica comum, especialmente entre pessoas idosas, que
Criado e otimizado pela Agência Mais Resultado.
© Clínica de Olhos Benchimol. Todos os direitos reservados.
Informamos que nossa linha telefônica está temporariamente em manutenção. Pedimos, por gentileza, que entre em contato por mensagem via WhatsApp: (21) 98560-1000
Telefone: (21) 3179-5098
Agradecemos pela compreensão!