A visão é responsável por cerca de 85% da percepção humana e os exames oculares devem ser realizados com frequência, mesmo com a ausência de sintomas relacionados à saúde ocular.
No Brasil, as causas mais constantes de deficiência visual são originadas de erros de refração não corrigidos como: cataratas, glaucomas, sequelas de traumatismos, retinopatia diabética e degeneração macular relacionada à idade.
Os exames de visão devem ser realizados ao menos uma vez ao ano.
Quanto as pessoas que já utilizam óculos, a recomendação é que realizem os exames a cada período entre seis e oito meses.
Quando erros refrativos não são tratados, a tendência é que os pacientes tenham cada vez menos acuidade visual e dificuldades em tarefas corriqueiras como a leitura. Além das dificuldades com as atividades simples do dia a dia, as alterações refrativas, podem causar dor de cabeça, olho seco e dificuldade de concentração.
Vale destacar, porém, que cada indivíduo possui uma alteração refrativa específica e isso precisa ser avaliado pelo profissional, para que o tratamento seja desenvolvido de acordo com a necessidade de cada paciente.
Visite frequentemente seu médico oftalmologista de confiança para que possa orientá-lo corretamente.
Ver bem é viver bem.
Sua visão é tudo para nós!

(Fonte: Portal da Oftalmologia)