
Veja como alguns alimentos podem colaborar com a saúde dos olhos.
n
Sim, alguns nutrientes e vitaminas podem prevenir o envelhecimento celular e o desenvolvimento de doenças oculares.
n
Claro que nada substitui as visitas regulares aos oftalmologistas. Uma coisa é fortalecer o organismo. A outra é investigar e tratar.
n
De qualquer forma, vale a pena conhecer os alimentos que contribuem para que você tenha uma vista mais saudável. E incluí-los na dieta do dia a dia.
n
Para ajudá-lo nessa missão, a Clínica Benchimol preparou este artigo. Continue lendo e capriche no cardápio.
n
Alguns alimentos que são aliados da sua boa visão.
1) Peixes
n
Um exemplo prático dos benefícios dos peixes para a vista é que eles amenizam sintomas do olho seco, como coceira e vermelhidão.
nn
Isso porque são ricos em ômega 3, ácidos graxos e vitaminas A, B, D e E.
nn
Atum, bacalhau, sardinha e salmão, especialmente, apresentam nutrientes que fazem toda a diferença.
nn
Eles ajudam a melhorar a circulação sanguínea, o que aumenta, por exemplo, a oxigenação da retina.
nn
Também combatem os radicais livres, retardando o envelhecimento celular.
n
2) Fígado
n
Assim como os peixes, o fígado é indicado nos casos de olho seco. Mas uma das suas principais vantagens é ter muita vitamina A. Essa presença é uma forte aliada contra a cegueira noturna, caracterizada pela dificuldade ou impossibilidade de enxergar em ambientes escuros.
nn
3) Ovos
n
Os ovos têm vitaminas (C e E), minerais (como zinco), proteínas, gorduras e outros nutrientes que fazem muito bem para os olhos, como a luteína e a zeaxantina.
nn
Esse alimento minimiza as chances de você desenvolver, por exemplo, degeneração macular e catarata.
n
4) Verduras
n
Principalmente as que têm folhas mais escuras – como couve, espinafre, salsa e brócolis – devem ser consumidas diariamente. Elas também contam com a luteína, além de vitaminas e antioxidantes.
nn
5) Frutas e legumes avermelhados, alaranjados e amarelados
n
As frutas e os legumes nessas tonalidades são ricos em vitaminas e carotenoides, antioxidantes fundamentais.
nn
Este grupo ajuda a combater:
n
· os radicais livres,
n
· o envelhecimento celular, e
n
· o desgaste da mácula (parte da retina).
nn
Garante ainda mais imunidade, fortalecendo o organismo contra infecções (inclusive as oculares).
nn
Não deixe de consumir (de preferência misturando as cores): tangerina, morango, abóbora, mamão, maçã, laranja, amora, cereja, cenoura, tomate, melancia etc..
n
6) Abacate
n
Apesar de não ter os tons comentados acima, o abacate possui muita luteína. Por isso, é indicado para prevenir a degeneração macular e o surgimento da catarata.
n
7) Azeite de oliva
n
Trata-se de um antioxidante rico em ômega 3. Excelente opção, é mais um que protege contra o desgaste da mácula.
nn
Outros componentes importantes do azeite de oliva são vitamina E epolifenóis (com propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes).
n
8) Óleo de linhaça
n
Recomendável para evitar diversos distúrbios oculares, esse óleo é especialmente usado nos quadros de olho seco, aumentando a hidratação local e reduzindo as sensações de ardência, coceira e sensibilidade à luz.
nn
O motivo é a grande concentração de vitamina E, ácidos graxos e ômega 3, 6 e 9.
n
9) Alho e cebola
n
Fontes de cálcio, fósforo e vitaminas B e C, essa dupla têm ação antiviral e antimicrobiana.nnAlém disso, eles dilatam os vasos sanguíneos, o que reduz a pressão arterial e, para os olhos, significa uma importante prevenção contra o glaucoma. Afinal, a pressão intraocular é fator de risco para a doença.
n
Alimentos como reforço.
nVale a pena manter essa lista por perto na hora de planejar suas compras de supermercado. nn E não custa lembrar: esses alimentos precisam ser vistos como um reforço. Como parte de uma rotina saudável, que também deve incluir: atividades físicas, bons relacionamentos e organização do tempo, de forma que você não negligencie autocuidados importantes, inclusive visitas regulares ao oftalmologista.