Copacabana

Av. N. Sra de Copacabana,
680 / 5º andar

Campo Grande

Rua Ivo do Prado,
79 / 6º andar

Telefone

(21) 3816-7000
(21) 3179-5098

WhatsApp

(21) 98560-1000

Comer verduras pode ajudar a prevenir a degeneração macular

Oftalmologia

Navegue pela Matéria

Um novo estudo mostrou que a ingestão de nitratos vegetais, encontrados principalmente em vegetais de folhas verdes e beterraba, poderia ajudar a reduzir o risco de desenvolver degeneração macular relacionada à idade em estágio inicial (DMRI).

Pesquisadores do Instituto Westmead de Pesquisa Médica entrevistaram mais de 2.000 adultos australianos com mais de 49 anos e os acompanharam por um período de 15 anos. A pesquisa mostrou que as pessoas que comiam entre 100 e 142 mg de nitratos vegetais por dia tinham um risco 35% menor de desenvolver DMRI inicial do que as pessoas que ingeriam menos de 69 mg de nitratos vegetais por dia. O pesquisador-chefe Professor Associado Bamini Gopinath, do Westmead Institute e da University of Sydney, disse que a ligação entre os nitratos vegetais e a degeneração macular pode ter implicações importantes. “Esta é a primeira vez que os efeitos dos nitratos na dieta sobre o risco de degeneração macular foram medidos. Se nossas descobertas forem confirmadas, incorporar uma variedade de alimentos ricos em nitratos na dieta – como verduras e beterrabas – pode ser uma estratégia simples para reduzir o risco de degeneração macular precoce”, disse o Professor.

Espinafre tem aproximadamente 20mg de nitrato por 100g, enquanto beterraba tem quase 15mg de nitrato por 100g. A pesquisa não mostrou nenhum benefício adicional para as pessoas que excederam 142mgs de nitrato na dieta por dia. Também não mostrou conexões significativas entre nitratos vegetais e AMD em estágio avançado, ou entre nitratos não vegetais e risco de DMRI. Um em cada sete australianos com mais de 50 anos tem alguns sinais de degeneração macular. A idade é o mais forte fator de risco conhecido e a doença é mais provável de ocorrer após os 50 anos de idade. Atualmente não há cura para a doença. A pesquisa compilou dados do Blue Mountains Eye Study, um estudo baseado em população de referência que começou em 1992. É um dos maiores estudos epidemiológicos do mundo, medindo fatores de dieta e estilo de vida contra os resultados de saúde e uma série de doenças crônicas.

E você está em dia com seu exame oftalmológico? A Clínica Benchimol possui uma equipe de 23 médicos e alguns deles especializados em degeneração macular relacionada à idade. Se você possui mais de 50 anos, é recomendável consultar um oftalmologista para um diagnóstico preciso da sua saúde ocular. Clique aqui e marque a sua consulta.

Ver bem é viver bem!

Fonte: Science Daily

Agende uma consulta

Horário de atendimento:

Segunda a quinta-feira
das 08:00h às 18:00h
Sexta-feira das 08:00h às 15:00h

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *