
No livro lançado recentemente “Você aguenta ser feliz?”, um dos seus autores, o publicitário Nizan Guanaes faz uma citação genial:
“Autocuidado é levar a felicidade a sério, sabendo que ela não vai cair do céu. É fazer a nossa parte a cada dia de vida, aristotelicamente.”
A gente concorda 100%. E lembra que no meio desses autocuidados não pode faltar uma atenção especial com a visão.
E, sim, você pode contribuir com isso no dia a dia.
Com hábitos simples – alguns tão simples quanto tomar mais água e evitar usar colírios sem recomendação médica –, você se torna um cúmplice da sua boa saúde ocular.
Para saber o que é preciso ser feito, nós, da Clínica Benchimol, preparamos este artigo. Continue com a gente e veja:
· Qual a importância de cuidar da sua visão
· O que fazer no dia a dia para colaborar com a saúde dos seus olhos
· O que fazer pelo menos uma vez por ano para colaborar com a saúde dos seus olhos
· Onde fazer seus exames oftalmológicos de rotina
Qual a importância de cuidar da sua visão
Vamos começar falando algo meio óbvio, mas já emendamos numa informação que pouca gente sabe.
A visão faz toda diferença na nossa vida. Percebemos cerca de 80% de tudo que nos rodeia ou acontece por meio dela. Ou seja, manter os olhos bem cuidados é aumentar as chances das nossas experiências diárias terem mais qualidade.
Mas não é só por conta do sentido. A saúde ocular também impacta diretamente a saúde cerebral. Afinal os nossos olhos e cérebro estão conectados.
Na prática, enxergar bem tem efeitos diretos no nosso potencial para praticar esportes, para dirigir, para aprender, enfim, para realizar praticamente tudo.
Apesar disso, um terço dos brasileiros nunca fez uma consulta oftalmológica, conforme pesquisa recente do Ibope. E, muito provavelmente, não sabe o que fazer e o que não fazer para proteger esse órgão tão fundamental.
O que fazer no dia a dia para colaborar com a saúde dos seus olhos
1) Durma bem
O ideal é que você durma em média 8 horas por noite por uma série de razões. Oftalmologicamenteisso é necessário para uma perfeita lubrificação dos olhos.
Sem esse cuidado, você pode produzir menos lágrimas, aumentar o impacto das piscadas e deixar seu olho mais vulnerável a bactérias e microorganismos.
Na prática, significa mais chances de você ter olhos irritados, com coceira, ardência, dores e desconfortos em geral ou embaçados, síndrome do olho seco, conjuntivite e outras infecções.
2) Consuma menos álcool
O excesso de álcool, especialmente ao longo dos anos, pode causar problemas sérios na visão, incluindo glaucoma. Entre as causas, esse consumo exagerado tende a aumentar a pressão ocular.
3) Tome mais água
Por outro lado, a hidratação é fundamental. E o líquido perfeito para manter o corpo hidratado é água.
Tome, pelo menos, 2 litros por dia.
O motivo tem ligação com o que comentamos sobre dormir bem. Ajuda a manter os olhos lubrificados e evita todos aqueles problemas que citamos.
4) Evite fumar
Sabemos que, de todas as dicas, esta talvez seja a mais desafiadora. Não é fácil parar de fumar de uma hora para a outra. Mas sugerimos que você busque ajuda profissional para isso.
Tanto as substâncias nocivas liberadas na corrente sanguínea pelo cigarro quanto a própria fumaça podem provocar uma série de problemas oculares. Entre eles: glaucoma, catarata, degeneração macular relacionada à idade e síndrome dos olhos secos.
5) Tenha uma alimentação balanceada
Alimentos saudáveis colaboram para uma visão de qualidade. Especialmente os que são ricos em vitamina A, C e E, ou de ômega 3 e 6.
Quer exemplos?
· frutas vermelhas, roxas, amarelas ou verdes
· alimentos alaranjados, como cenoura, abóbora, tangerina etc.
· amêndoas
· peixes
· azeite de oliva
· óleo de linhaça
· ovos
E, claro, não se esquecer de reduzir açúcar.
6) Use óculos escuros
Nos dias de sol é mais fácil ver pessoas usando essa poderosa proteção para a vista: óculos de sol.
Mas as dicas aqui são duas:
· dias nublados também pedem esse cuidado
· as lentes devem ser de qualidade com filtro contra os raios UVA e UVB
Afinal esses raios não são bloqueados naturalmente pelas nossas córneas. E penetram de forma direta nos olhos, podendo prejudicar seriamente nossas retinas.
7) Faça pausas e tenha outros cuidados em caso de excesso de telas
É meio difícil pedir que você evite as telas. Elas estão cada vez mais necessárias – muitas vezes durante todo o horário do trabalho.
Mas tome esses cuidados:
· faça pausas de 5 minutos –de hora em hora ou, no máximo, de 2 em 2 – e vá ao toalete, tome uma água ou café, troque ideia com alguém, enfim, faça qualquer coisa neste tempo que seja longe de celulares e computadores
· aproveite também para piscar mais e, eventualmente, fixar sua visão em um ponto da sala ou para o horizonte. Isso não precisa levar muito tempo. Um minuto por vez é mais do que suficiente
· coloque o computador na altura dos seus olhos e, de preferência, a 60 cm de distância do seu rosto
· deixe o brilho da tela no automático de forma que ele vá se regulando de acordo com a luminosidade da sala
· use óculos com proteção UV – lembre que a luz ultravioleta também é emitida pelas telas desses dispositivos
8) Não use colírios sem recomendação do seu oftalmologista
Nunca, jamais use qualquer colírio sem a recomendação do seu oftalmologista.
Mesmo os aparentemente inofensivos podem causar irritações e inflamações, se não forem adequados para o seu caso.
Lembre-se sempre disso: o único produto que você pode passar à vontade nos olhos é água limpa.
9) Se precisar, use óculos de grau
Na verdade, isso não altera diretamente a sua saúde ocular.
Eles não são tratamento. Quer dizer, se você tem um problema de visãoe evita seus óculos de grau não significa que você vai piorar.
Mas, se você precisa e não usa, acaba forçando a vista para enxergar. Isso gera uma série de desconfortos, como dores de cabeça, olhos vermelhos, lacrimejamento etc..
10) Realize consultas oftalmológicas
Por fim, outro item, no caso, não diário, é realizar seus checkups com a frequência correta. Veja com detalhes no próximo tópico.
O que fazer pelo menos uma vez por ano para colaborar com a saúde dos seus olhos
As consultas oftalmológicas são fundamentais. Normalmente elas incluem:
· uma avaliação clínica inicial, um mapeamento da retina e uma fundoscopia – para verificar como está a sua saúde ocular e identificar possíveis problemas
· um exame de refração – para ver se você tem miopia, hipermetropia ou astigmatismo e, se sim, identificar o grau
Vale lembrar que muitas doenças começam sem qualquer sintoma e todo quadro tem mais chances de reversão e/ou cura quando é diagnosticado e tratado precocemente.
Não espere sentir algo estranho para agendar o seu checkup. Ele deve ser anual – ou numa frequência combinada com seu médico, caso você tenha algum comprometimento na vista.
Onde fazer seus exames oftalmológicos de rotina
Para completar sua lista de cuidados com a visão, escolha uma clínica de confiança para realizar seus exames de rotina.
Há 70 anos no Rio de Janeiro, a Clínica de Olhos Benchimol alia tradição e confiança com modernidade. Temos uma gama variada de equipamentos de ponta para exames e também procedimentos cirúrgicos. A intenção é a de oferecer o melhor diagnóstico e a excelência no tratamento de doenças oculares.
Além disso, temos a honra de afirmar que o nosso ponto mais forte são as pessoas que trabalham aqui.
Agende sua consulta e dê o primeiro passo para esse autocuidado que, com certeza, vai se refletir na sua qualidade de vida e felicidade.