
Como proteger os olhos no outono
n
Cada estação pede uma série de cuidados específicos com os olhos.
n
No caso do outono, as diminuições das temperaturas e da umidade do ar podem desencadear problemas principalmente como o ressecamento, infecções e alergias oculares.
n
Para que você possa entender por que isso acontece e saber o que fazer para prevenir, nós, da Clínica Benchimol, preparamos este artigo.
n
Aproveite para seguir nossas dicas e compartilhar com o máximo de pessoas para que elas também se protejam.
n
Qual a ligação entre as condições climáticas do outono e os problemas oculares?
n
Uma das ligações é que, com o ar mais seco, é normal que a qualidade e a quantidade de lágrimas que temos diminuam. E vale lembrar que a boa lubrificação está diretamente ligada à manutenção da saúde dos olhos.
n
Entre outras coisas, a lágrima contém substâncias bactericidas, além de exercer papel fundamental na oxigenação das córneas.
n
Outra situação que acontece é que, numa estação mais úmida, as partículas de poeira no ar costumam grudar nas de água. Com isso, ganham peso e caem no chão. Sem essa umidade, continuam suspensas e é mais fácil que se aproximem e entrem nos nossos olhos.
n
E, por fim, as temperaturas mais baixas colaboram para que alguns vírus se repliquem mais rapidamente.
n
Quais os problemas oculares mais frequentes no outono e como se proteger?
Síndrome do olho seco
A síndrome do olho seco pode acontecer com qualquer pessoa. Especialmente no outono. Mas os alérgicos têm mais chances de desenvolver o quadro.
n
Entre os sintomas estão: ardência, coceira e visão borrada.
n
Para se proteger, a pessoa deve:
n
· Aumentar a ingestão de líquidos e o consumo de alimentos ricos nas vitaminas A e E
n
· Manter umidificadores ou vasilhas com água nos cômodos da sua casa
n
· Evitar ao máximo a exposição ao ar condicionado
n
· Aumentar a lubrificação dos olhos com colírio próprio – mas atenção: é importante consultar um oftalmologista para que ele indique o produto certo e a frequência de uso ideal
n
· Aumentar a higienização da vista com água boricada e soro fisiológico. Aqui também é importante seguir a orientação médica
n
Alergias oculares
n
Lembra que a gente comentou acima que, com menos umidade, é mais fácil que as partículas de poeira se mantenham suspensas no ar? Isso torna os alérgicos mais suscetíveis às crises típicas, desencadeando coceiras, olhos vermelhos, lacrimejamento etc..
nn
Para prevenir o problema, recomendamos que você:
nn
· Não tenha plantas, flores ou animais com pelos dentro da sua casa
n
· Mantenha as janelas abertas e os cômodos com o mínimo de objetos que acumulam poeira, por exemplo: cortinas de tecido, bichos de pelúcia, tapetes etc..
n
· Use aspiradores de pó
n
· Não esfregue ou coce os olhos
n
Conjuntivite
Outro quadro que tem maior incidência no outono é o de conjuntivite. Especialmente as dos tipos: alérgica e viral.
nn
A conjuntivite provoca vermelhidão, secreção e um incômodo muito grande, deixando a pessoa com a sensação de ter um corpo estranho no olho.
n
n Para combater isso, redobre cuidados, como:
n
· Aumentar a higienização dos olhos e das mãos
n
· Não esfregar ou coçar a região
n
· Evitar lugares com muitas pessoas, especialmente os fechados
n
· Não compartilhar maquiagens, fronhas, toalhas e colírios com outras pessoas.
n
Em caso de suspeita de qualquer quadro descrito acima, agende uma consulta com um médico especializado. Nada substitui a experiência e avaliação desse profissional.
A Clínica Benchimol tem um histórico de três gerações dedicadas à oftalmologia, com constantes investimentos em soluções de ponta para diagnósticos e tratamentos. Precisando, teremos prazer em receber você.