Em função do aumento da expectativa de vida humana, especialistas vêm notando um aumento substancial dos casos de pacientes que sofrem simultaneamente de catarata e glaucoma.

Enquanto a catarata é uma opacidade do cristalino do olho que é resolvida com uma cirurgia simples e implantação de uma lente intraocular, o glaucoma é uma doença causada pelo aumento da pressão intraocular, que provoca lesões no nervo ótico e comprometimento do campo visual, podendo causar cegueira.
O glaucoma pode ser de ângulo aberto ou fechado. Entre os cerca de 2 milhões de brasileiros com a doença, 10% têm glaucoma primário de ângulo fechado.
Para essas pessoas, uma ótima notícia: um estudo realizado no Reino Unido e pulblicado na revista científica The Lancet revelou que a cirurgia de catarata pode ser adotada como tratamento desse tipo de glaucoma. Dos 419 participantes do estudo, 208 foram submetidos à cirurgia de catarata. Três anos depois, este grupo permaneceu usando menos colirio e a pressão intraocular se manteve menor do que a do outro grupo que não se submeteu à cirurgia. Além disso, a função visual e a refração ganharam correção.

Já entre os 211 participantes que passaram por uma cirurgia específica para tratamento do glaucoma, o uso de colírios caiu muito pouco. Apenas 1 paciente que realizou a cirurgia de catarata permaneceu com a função visual e a refração inalteradas.
A decisão, porém, de que tipo de cirurgia deve ser realizada em pacientes com glaucoma e catarata depende de vários fatores e diversos exames para avaliação da saúde ocular de cada um. Somente um oftalmologista poderá diagnosticar e indicar a técnica mais precisa e segura para cada caso.
Se você já foi diagnosticado com catarata e glaucoma ou está experimentando problemas na visão, marque uma consulta conosco através do telefone
21 3816-7000.
Nossos profissionais estão capacitados para identificar as mais variadas doenças oculares através de equipamentos modernos que propiciam diagnósticos precisos e a indicação dos melhores tratamentos.