
As lentes de contato coloridas são mais populares do que muita gente imagina. Algumas pessoas usam por questões estéticas. Outras pelo prazer de mudar de visual. Também tem – principalmente entre os mais jovens – o grupo que se fantasia com características dos seus personagens favoritos (de games, filmes, séries, animes etc.). Muitos deles com olhos brancos, vermelhos ou com outras cores marcantes do tipo.
n
Independentemente do motivo, é importante tomar uma série de cuidados na hora de comprar e de usar o produto. Sem atenção a alguns detalhes, a pessoa corre riscos que vão da intolerância à cegueira.
n
Pensando na seriedade de tudo isso, a Clínica de Olhos Benchimol resolveu escrever este artigo. Leia e compartilhe com amigos e familiares que você imagina que precisam dessa informação.
n
Principais cuidados em relação ao uso das lentes de contato coloridas:
n
Alguns desses cuidados valem para as lentes de contato em geral. Outros são mais específicos para as versões coloridas. De qualquer forma, não deixe de segui-los.
n
1- Não compre lentes coloridas em qualquer lugar.
n
Existem muitas lentes coloridas irregulares, vendidas pela internet e até em camelôs, sem qualquer garantia.
n
O mais recomendado é que o seu oftalmologista indique uma marca de qualidade para você. Não se esqueça de que elas nada mais são do que próteses que ficam em contato direto com as suas córneas. A procedência faz toda a diferença. nn
2- Não use lentes coloridas sem o aval do seu oftalmologista.
n
Isso vale para todos os casos:
n
· para as lentes com grau;
n
· mas também para as que não têm qualquer grau;
n
· para quem usa no dia a dia;
n
· e também para quem pensa em colocá-las apenas numa festa, num evento ou até para uma foto.
n
É bom lembrar que existem pessoas que têm alergia ao material da lente e precisam ir se acostumando aos poucos ou até substituir o produto. E, se elas estiverem mal adaptadas, chegam a provocar erosões na córnea.
n
3- Atenção ao período máximo diário recomendado e jamais durma com elas.
n
Ok, elas passaram pelo seu oftalmologista. E agora?
n
Não fique com elas direto nos olhos. O ideal é que não sejam usadas por mais de 8 horas seguidas.
n
E jamais durma sem removê-las. O motivo é que lentes normais reduzem a oxigenação da sua córnea. Por conta dos pigmentos, as coloridas fazem isso ainda mais, tornando bem grande o risco de uma infecção ocular.
n
4- Não negligencie a higienização correta.
n
Siga à risca todas as orientações de limpeza, manuseio e armazenagem das suas lentes coloridas.
n
Use apenas o que for recomendado para a higiene e faça isso antes e depois do uso. Nada de água pura, saliva ou qualquer outro produto mais fácil.
n
Esteja com as mãos bem lavadas (de preferência com unhas curtas) e sem qualquer elemento estranho (nem mesmo fiapos de toalhas de secar).
n
Em relação ao estojo, você deve limpá-lo semanalmente e o líquido onde as lentes ficam submersas precisa ser trocado todos os dias.
n
Para finalizar, não se esqueça de substituir as lentes e o estojo nos prazos definidos.
n
Tudo isso é fundamental para não permitir a entrada de bactérias e para que não haja alergias, ceratite, conjuntivite, úlcera corneana ou até casos mais graves que acabem levando à necessidade de um transplante de córnea.
n
5- Mantenha visitas regulares ao oftalmologista.
n
Qualquer pessoa que use lentes no dia a dia precisa visitar o oftalmologista de 6 em 6 meses. Em caso de dor nos olhos, vermelhidão ou intolerância, é importante procurar o médico na mesma hora.
n
E para quem usa as lentes com grau, mas quer se livrar delas?
n
Existem pessoas que têm miopia ou astigmatismo e usam lentes coloridas. Mas achariam melhor não precisar delas.
n
Se esse for o seu caso, a Clínica de Olhos Benchimol tem uma solução: a cirurgia refrativa.
n
Para isso, é necessário que:
n
· seu grau seja o mesmo há mais de um ano;
n
· você não tenha uma doença ocular grave ou uma doença sistêmica autoimune.
n
Entre em contato e vamos avaliar.
n