
Que o excesso de peso aumenta as chances de você desenvolver doenças e uma série de problemas, todo mundo sabe.
nn
A obesidade é fator de risco, por exemplo, para hipertensão arterial, colesterol e triglicérides elevados, diabetes, apneia do sono, acúmulo de gordura no fígado, infarto do miocárdio, AVC e até alguns tipos de câncer, entre outros.
nn
E não é só isso. Ela também traz danos à saúde mental, diminuindo a autoestima e a autoconfiança das pessoas. Não é à toa que a ansiedade e depressão são mais comuns em quem tem índice de massa corporal mais alto.
nn
Além disso, e até por conta desses transtornos psicológicos, costuma dificultar as relações sociais.
nn
O tema é tão sério que existe até uma data para alertar a população, 11 de outubro, Dia Nacional de Prevenção da Obesidade.
n
Qual a relação entre a obesidade e a saúde ocular?
n
O que pouca gente sabe, porém, é que a obesidade afeta também a saúde ocular.
n
Em alguns momentos de forma indireta, como, por exemplo: obesidade aumenta o risco de diabetes, que aumenta o risco de a pessoa ser diagnosticada com catarata ou retinopatia diabética.
nn
Em outros, de forma direta, como no caso da degeneração macular.
nn
Continue aqui conosco para saber mais.
n
Quais os problemas oculares que costumam acometer as pessoas obesas?
1) Degeneração macular relacionada à idade
n
Segundo estudos recentes, quem é obeso corre um risco 44% maior de desenvolver a degeneração macular relacionada à idade.
nn
Para quem não conhece a doença, a mácula, parte central da retina, vai se degradando e leva à formação de uma mancha no campo de visão. Trata-se da principal causa de cegueira entre as pessoas com mais de 50 anos.
nn
A ligação entre o excesso de peso e o dano provocado na retina ainda é uma incógnita. Para alguns, isso acontece por conta das alterações metabólicas que afetariam os vasos sanguíneos, incluindo os que nutrem a região.
n
2) Catarata
n
Como comentamos acima, quem tem diabetes tem mais propensão à catarata. A razão é que as altas doses de glicose acabam afetando o cristalino (a lente natural dos olhos), que fica opaco, embaçando a visão.
n
3) Glaucoma
n
Também de maneira indireta, a obesidade aumenta os riscos de desenvolvimento do glaucoma. Só que dessa vez, não por conta do diabetes, mas de outro quadro que também pode ser desencadeado pelo acúmulo de gordura: a apneia do sono.
nn
A relação entre a apneia e o glaucoma ainda não está muito clara, mas a causa pode ser uma menor presença de oxigênio no sangue.
n
4) Retinopatia diabética
n
Mais uma doença ocular desencadeada pelo diabetes é a retinopatia diabética, quadro grave com risco de levar à cegueira completa.
nn
Ela é consequência principalmente do descontrole da glicemia, que pode provocar atrofia nos vasos sanguíneos da retina.
n
5) Retinopatia hipertensiva
n
Aqui acontece um processo semelhante: a pessoa obesa tem mais chance virar hipertensa e o descontrole da pressão pode levar a vazamentos nos vasos sanguíneos da retina. Entre os sintomas estão: embaçamento, manchas e perda de visão.
n
Duas curiosidades finais sobre obesidade e problemas de vista
n
Muitos desses problemas são mais comuns na fase adulta e, especialmente, na terceira idade.
nn
Mas crianças e adolescentes obesos não estão livres. Eles podem ser hipertensos ou diabéticos e desencadear retinopatia, por exemplo. Existem ainda estudos que associam o aumento da pressão intraocular nesse grupo com o glaucoma.
nn
Em outras palavras: a saúde dos seus olhos é mais uma razão para que você – independentemente de gênero ou idade – tenha um estilo de vida mais saudável. Com alimentação balanceada, esportes, caminhadas, entre outros.
nn
Outro detalhe é que tudo isso pode virar uma bola de neve.
nn
Dependendo do problema de visão que uma pessoa tenha, isso pode dificultar a prática de atividades físicas. O que acaba por estimular o sedentarismo e levar a pessoa a engordar.
nn
Portanto: cuide-se sempre. E, principalmente se você é obeso, aproveite para agendar uma consulta oftalmológica.
nn
Aqui na Clínica Benchimol, você tem o cuidado que merece com os melhores profissionais.