Copacabana

Av. N. Sra de Copacabana,
680 / 5º andar

Campo Grande

Rua Ivo do Prado,
79 / 6º andar

Telefone

(21) 3816-7000
(21) 3179-5098

WhatsApp

(21) 98560-1000

Quatro doenças oculares mais comuns em idosos

Blog,Oftalmologia

Navegue pela Matéria

À medida que envelhecemos, o corpo passa a necessitar de mais cuidados e atenção.

Alguns órgãos podem ficar mais suscetíveis ao surgimento de algumas debilidades e isso ocorre também com os olhos.

Com o aumento na expectativa de vida da população, problemas relacionados a visão se tornaram mais frequentes e comuns. Entre eles estão:

Catarata: está relacionada com a opacificação do cristalino, a lente natural que está dentro dos olhos. Ao nascer, essa lente é transparente. À medida que o olho envelhece, o cristalino vai perdendo a sua transparência, vai ficando cada vez mais opaco, e a visão fica embaçada. O início da catarata é muito sutil, com a perda da real percepção das cores, por exemplo. Mas, o avanço da doença faz com que as pessoas percam a visão. No estágio mais avançado, o cristalino fica totalmente opaco causando a cegueira. O tratamento é feito com cirurgia a laser, onde há substituição do cristalino opaco por uma lente intraocular.

Glaucoma: é uma doença que ocorre após a elevação da pressão intraocular, esse aumento da pressão pode provocar lesões no nervo óptico e levar à perda da visão periférica, e até mesmo a perda total da visão se não houver acompanhamento e tratamento adequado.

Dermatocalase: é uma dobra excessiva dos tecidos da lamela anterior da pálpebra superior ou inferior, surge a partir dos 35 anos, ou ainda mais cedo em pessoas com predisposição genética.

Presbiopia: também chamada de vista cansada, a presbiopia é um problema de visão que faz parte do envelhecimento natural dos olhos, ou seja, um processo comum que acomete as pessoas normalmente a partir dos 40 anos.

As consultas dos idosos com o oftalmologista devem acontecer regularmente.

Existem formas de prevenir ou postergar as doenças oculares citadas.

Algumas medidas como o uso de óculos de sol, chapéus e proteção contra a radiação UV, além de uma alimentação balanceada rica em vegetais de cor amarela ou alaranjada que contenham beta caroteno ajudam a prevenir o aparecimento de algumas dessas patologias. (Fonte: Portal da Oftalmologia)

Ver bem é viver bem.

Sua visão é tudo para nós!

Agende uma consulta

Horário de atendimento:

Segunda a quinta-feira
das 08:00h às 18:00h
Sexta-feira das 08:00h às 15:00h

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *