A hipertensão arterial, popularmente conhecida como pressão alta, pode causar diversos malefícios à sua saúde como o infarto e o derrame cerebral. Mais de 30 milhões de brasileiros sofrem atualmente com esta doença segundo dados do Ministério da Saúde.
O que talvez você não saiba é que ela pode também, a longo prazo e silenciosamente, comprometer sua visão e até mesmo causar cegueira! A hipertensão arterial prolongada e não tratada pode alterar os vasos sanguíneos que irrigam a retina, uma das áreas mais importantes do olho e responsável diretamente pela nossa visão.

Como ocorre a retinopatia hipertensiva?
Aos poucos, os vasos vão ficando mais finos o que impede a irrigação correta da retina. Esses vasos passam a reter sangue e acabam por se romper causando hemorragias na região. Além da piora na visão, outras complicações podem ocorrer como por exemplo o descolamento da retina.
Há sintomas?
Sim, há sintomas, mas o grande problema é que eles normalmente só aparecem quando a doença já está num estágio avançado.
Além da piora na qualidade da visão, há uma sensibilidade maior à luz, você pode começar a ver manchas e/ou distorções ou até mesmo experimentar perdas da visão central ou periférica. Dores de cabeça costumam ser frequentes pelo maior esforço de se conseguir enxergar.
O que eu posso fazer para evitar o aparecimento da doença?
Quem sofre de hipertensão deve evitar o consumo excessivo de sal, praticar exercícios e tomar diariamente os remédios que controlam a doença.
Além disso, é preciso se consultar com um oftalmologista e acompanhar frequentemente o estado da sua visão. Diferentemente da catarata, o diagnóstico é feito através de um exame cuidadoso e detalhado que avalia a saúde da retina.
Quanto mais cedo se detectar o aparecimento de vasos anômalos, melhores serão os resultados do tratamento e diminuídas as chances de afetar a sua visão de forma permanente.
O tratamento se dá através de aplicações de laser ou de injeções intravítreas com medicamentos antiangiogênicos que atuam bloqueando a proliferação desses vasos sanguíneos anômalos na retina.
A Clínica de Olhos Benchimol possui médicos especializados em retinopatia hipertensiva e diabética e em degeneração macular além de um centro cirúrgico próprio na sua unidade de Copacabana e certificado com a classificação Diamante da 3M em Esterilização. Diagnosticamos essas doenças através de um pré-operatório completo utilizando equipamentos de última geração como o OCT (Tomógrafo de Coerência Óptica) e aplicamos laser e injeções intravítreas para tratá-las.
Marque uma consulta conosco! Aceitamos mais de 30 planos de saúde!